sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Tecnologia: uma reflexão.

  É consenso de que em qualquer século da história da humanidade haverá sempre em qualquer profissão [...] a presença de um bom professor [...] como mediador da construção do conhecimento o professor deve focalizar as inovações tecnológicas como ferramenta para ampliar os conhecimentos de forma mais interacionista, ou seja, o professor é um pro-ativo na construção dessas mudanças na sala de aula, isto é, ele trabalha sempre baseado na iniciativa da ação,  ativamente, participa  da construção do conhecimento de forma construtiva.
 De acordo com a visão pedagógica construtivista sociointeracionista a tecnologia na escola levará ao educador muito mais oportunidade os processos mentais, os conceitos e as estratégias utilizadas pelo aluno, e com  esse conhecimento mediar e contribuir de maneira mais efetiva nesse processo de  construção do conhecimento.(VALENTE 1999, p.22).
O professor jamais deixa de ser uma peça fundamental na aquisição do processo da aprendizagem, independentemente das várias tecnologias, ele operacionalizando a ferramenta (o computador) juntamente com o aluno problematiza e desafia-os quanto ao uso da tecnologia. E assim acontecerá facilmente a interatividade, entre os usuários e recursos modernos que a tecnologia nos oferece. Porém estamos vivendo em uma época em que o quadro negro, o professor conteúdista estão em decadência, do lado oposto os recursos como internet, sites, slaids, e-mails entre outros são suporte indispensáveis na sala de aula.
Por tudo isso se entende que o compromisso da pedagogia com a tecnologia deve ser o de promotora de um sistema educacional renovado em que o principal protagonista, o professor,  esteja atento a essa nova realidade, que ele não se perca no “caminho da tecnologia”, porque o mercado de trabalho exige cada vez mais pessoas qualificadas, com mais conhecimento  (e não só informação), mas também muito mais criativas, que pensem, tenham  iniciativa, autonomia, domínio de novas tecnologias e competência para resolver as questões que se apresentam no cotidiano da vida. E o professor desse século XXI deve aderir as essas novas técnicas, para simultaneamente, acompanhar as mudanças do mundo ao seu redor.  Portanto, sem dúvidas,  a ferramenta (slaids), vem somar as metodologias didático-pedagógicas utilizadas pelo professor na sala de aula.
















    




Alunas : Fernanda, Fátima e Josemaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário